NEWSLETTER MAIO DE 2004

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A HSO, por intermédio do seu setor de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO , vem a organizar no dia 01 de Junho, das 14:00 ás 15:00 horas, um CHAT INTERNACIONAL com discussão do texto Preparing for an Uncertain Future – Environmental strategic planning essentials, com participação do autor e consultor HSO, Richard “Dick” MacLean.

A discussão sobre Planejamento Estratégico em EHS vem cada vez mais se tornando fundamental no meio corporativo.

Essa discussão está forjada historicamente de um lado por uma concepção cartesiana onde percebemos muitas vezes planejamentos bem elaborados, porém abstraídos e desvinculados da cultura das plantas, ocorrendo grande dificuldade no engajamento do mesmo e na implantação do plano.

Por outro lado, percebemos iniciativas que entendam o Planejamento Estratégico como uma ferramenta dinâmica, flexível que valorize a participação, a diversidade e as incertezas do futuro.

Este novo modelo vem a ser defendido por diversos autores como nosso consultor “Dick” e pelo modelo do Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton.

A nova abordagem alcança sem dúvida o sucesso na sua implantação além de resultados extraordinários e superação das expectativas.

Nesse sentido, o texto do nosso autor serve como uma referência no estado da arte desta temática.

Contamos com vossa participação nesta oportunidade tão especial, sendo nossa indicação que os participantes acessem o texto com antecedência.

Marcelo Demétrio Haick
Diretor Presidente

COLUNA DE ERGONOMIA

Na Coluna de Ergonomia deste mês falaremos sobre a importância da demanda na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento que segundo o Manual de Aplicação da NR-17 é uma ferramenta essencial que tem como objetivo principal à modificação das situações de trabalho. Infelizmente este conceito ainda não se aplica totalmente em nosso meio, sendo que muitas vezes a AET é encarada como um mero cumprimento rotineiro e protocolar, dando margem a análises grosseiras e superficiais.

Acredita-se que elaboração de qualquer análise ergonômica surja de um ponto de partida, da necessidade de compreensão de um problema, ou seja, não existe análise ergonômica do trabalho em abstrato, ela deve partir da necessidade de se compreender algo. Segundo Wisner este tipo de análise é uma fase sempre importante do estudo ou da pesquisa: deve-se analisar a representatividade do autor da demanda, a origem da demanda (demanda real e demanda formal), os problemas (aparentes e fundamentais), as perspectivas de ação, os meios disponíveis.

A demanda deve ser reconstruída pelo Ergonomista conforme as características do contexto geral da empresa, onde nem sempre o solicitante enxerga claramente a demanda, podendo também estar ocultada. De modo geral as demandas partem de três origens: resultados da empresa, condições de produção e atividades de trabalho. Estes são pontos relevantes a serem considerados e que podem gerar três tipos de demanda: que pode ser de resolução, recomendação ou reconstrução.

Para a reconstrução da demanda o Ergonomista deve consultar todos os atores envolvidos, com os devidos esclarecimentos, objetivos e expectativa de colaboração. Além de realizar visitas ao local, visitas complementares em locais com problemas similares, consultar os outros setores da empresa e após análise das informações colhidas apresentar os resultados aos envolvidos para validação ou novo estudo complementar.

Sugerimos este cuidado no inicio de qualquer Análise Ergonômica, pois acreditamos que partindo de objetivos claros e explícitos o Ergonomista trabalha mais direcionado, pode elaborar um plano de ação mais preciso, incluindo prazos e custos, além de melhor corresponder às expectativas da empresa e cumprir com seu papel que é o de transformar realmente as situações de trabalho.

Tatiana Karpusenko
Ergonomista - HSO

PESQUISA SOBRE PROGRAMAÇÃO EM ERGONOMIA

Nosso Setor de Ergonomia preocupado em atender as necessidades de seus clientes solicita sua opinião para que possamos desenvolver treinamentos, textos técnicos, chats e outras atividades que estejam alinhadas com suas expectativas, necessidades ou demandas de seu ramo de atividade.

Basta assinalar as alternativas que mais lhe atraírem e nos encaminhar. Estaremos enviando aos participantes um material personalizado baseado em suas necessidades e sortearemos 05 vagas para o nosso Curso On line de Ergonomia. Participe, clique aqui!

Programação de Cursos e Chats:

CURSO TEMÁTICO (02 dias)

Curso Junho
OHSAS 18001
22 E 23/06

Inscrições e informações adicionais: crm@hso.com.br ou pelo tel.: (13) 3219-5556

PROGRAMAÇÃO DE CHATS:

A HSO tem o prazer de convidá-los a participar do CHAT INTERNACIONAL com o consultor RICHARD “DICK” MACLEAN especialista em Planejamento Estratégico em EHS, Metrics e assuntos correlatos.

A abordagem será sobre o texto:  Preparing for an Uncertain Future - Environmental strategic planning essentials que encontra-se disponível em nosso site www.hso.com.br

Idioma : INGLÊS

Data Horário
01/06/2004
14 às 15 h.

O CHAT é gratuito e para participar   acesse nosso site www.hso.com.br no dia e horário marcados.